segunda-feira, 8 de junho de 2009

Menos radicais livres, mais vida



Alongar a vida é um dos sonhos da humanidade, mas são poucas as descobertas científicas que prometem realizar esse sonho. Um novo gene foi adicionado à lista dos genes que retardam o envelhecimento. O gene da catalase, quando colocado em camundongos, prolonga suas vidas em até 20%, o que equivale a um aumento de 15 anos na vida de um homem.
Se você já passou água oxigenada (H O) em uma ferida, você já viu a catalase em ação. Essa enzima quebra as moléculas da água oxigenada produzindo água e oxigênio. As bolhas de gás que se formam quando a água oxigenada entra em contato com a ferida é o oxigênio produzido pela catalase. A água oxigenada também pode dar origem aos chamados ''radicais livres'', moléculas muito reativas que atacam as proteínas e o DNA. Os radicais livres, juntamente com o oxigênio, matam as bactérias diminuindo o risco de infecção. É por isso que usamos água oxigenada para limpar ferimentos.
Se a catalase não estiver ativa, a água oxigenada não é decomposta e o oxigênio não é produzido. É por isso que a água oxigenada só remove manchas de sangue fresco. Se a catalase presente nos glóbulos vermelhos ainda está ativa, ela produz o oxigênio, que ataca o ferro da hemoglobina fazendo desaparecer o vermelho da mancha. O truque não funciona em manchas de sangue envelhecido, nas quais a catalase já perdeu a atividade.
A água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células. Faz anos que se postulou que os radicais livres formados a partir da água oxigenada poderiam atacar diversos tipos de moléculas causando o envelhecimento. Mas não existiam experimentos que demonstrassem que a remoção da água oxigenada leva a um retardar do envelhecimento.
Para testar essa idéia, os cientistas "construíram" um camundongo transgênico no qual colocaram o gene da catalase humana e forçaram sua síntese exatamente no local onde a água oxigenada é produzida. A idéia é simples: havendo catalase por perto quando a água oxigenada é produzida, ela é destruída rapidamente e os camundongos contendo o gene da catalase devem ter sua vida prolongada.
Para estudar os efeitos do gene da catalase, a população de camundongos transgênicos foi criada nas mesmas condições que os camundongos normais. Comparando as duas populações se observou que os camundongos normais morriam aos 25 meses, enquanto os transgênicos viviam 30 meses. Além disso, quando os cientistas examinaram o aparecimento de sinais de envelhecimento, como as cataratas, observaram que essas alterações demoravam mais para aparecer nos camundongos transgênicos. Esses resultados sugerem uma relação direta entre a presença de catalase e o aumento do tempo de vida dos animais.
O gene da catalase passa a ser o 9º gene capaz de retardar o envelhecimento em camundongos. É importante lembrar que, apesar de camundongos e homens serem muito parecidos, os resultados ainda não foram confirmados em estudos com pessoas. Não é interessante, e muito atual, pensar que se diminuirmos o número de radicais livres em nosso ambiente nossas vidas poderão ser prolongadas?

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkk...parece com o Lima Duarteee!!!!!! muito boa a matéria [...]

    ResponderExcluir