A Artrite Reumatóide é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por dores, inchaço, inflamação e até mesmo destruição das articulações acometidas.
Cientistas da Universidade de Maryland e da Universidade de Rutgers, em conjunto com o Centro Nacional de Medicina Alternativa e Complementar do Ministério da Saúde dos E.U.A (NCCAM- NIH), investigaram os efeitos dos polifenóis (antioxidantes) do chá verde sobre um modelo experimental de artrite reumatóide induzida em ratos.
O chá verde é a bebida mais consumida no mundo após a água e seus polifenóis possuem propriedades anti-inflamatórias. Os autores do estudo, publicado na edição de Novembro / 2008 da revista científica The Journal of Nutrition, observaram que os antioxidantes do chá verde reduziram significativamente a gravidade da artrite e sugerem uma melhor avaliação do chá verde como um agente dietético a ser utilizado em conjunto com as drogas anti-inflamatórias usualmente empregadas no tratamento dessa doença.
Em 1930, os cientistas húngaros Rusznyak and Szent-Györgi identificaram uma substância da casca do limão que reduzia a permeabilidade capilar e que era eficaz no tratamento de um distúrbio da coagulação em pacientes que não respondiam ao uso da vitamina C. Eles chamaram essa substância de Vitamina P (de permeabilidade). Posteriormente, foi verificado que essa “vitamina” não era uma substância única e que consistia de uma mistura de dois flavonóides, perdendo então seu “status” de vitamina.
Flavonóides são pigmentos de plantas solúveis em água que pertencem a um grupo maior chamado de polifenóis. Os polifenóis ocorrem em todas as plantas e podem contribuir para os efeitos benéficos das frutas e vegetais.
Há vários estudos que observam uma relação entre dietas mais ricas em polifenóis e redução de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas. Os polifenóis são antioxidantes bem presentes na Dieta do Mediterrâneo, principalmente nas frutas e vegetais, e incluem milhares de substâncias. Os flavonóides são os principais polifenóis dessa dieta e totalizam mais de 6.000 substâncias divididas em subgrupos como flavanóis, flavonóis, antocianinas e outros.
O chá verde é responsável por boa parte da ingestão total de flavonóides em outras culturas. As catequinas são os principais antioxidantes do chá verde e representam 90% dos seus flavonóides. A contribuição dos polifenóis para a capacidade antioxidante da nossa dieta é muito superior à das vitaminas, e sua ingestão total diária pode chegar a 1000mg, contra 100mg da combinação de Vit.C, Vit.E e caroteno. As catequinas do chá verde possuem atividade antioxidante 100 vezes maior do que a Vit.C e 25 vezes maior do que a Vit.E.
Muita atenção é dada atualmente a alguns flavonóides do chá verde. A maioria dos estudos científicos sugere que o consumo regular desses antioxidantes do chá possam proteger contra doenças cardíacas.Enquanto cabe aos cientistas o trabalho de caracterizar melhor todos os efeitos positivos da ingestão do chá, nós temos a função mais gratificante de saborear e desfrutar das qualidades dessa bebida milenar.
É sempre bom lembrar que nem todo chá verde é igual. Níveis elevados de pesticidas já foram detectados em vários chás, principlamente os provenientes da China. A União Européia, em 2001, adotou níveis mais rigorosos quanto à quantidade de pesticidas permitida nos chás, causando dificuldades para as exportações de chá pela China. Portanto, as versões orgânicas devem ser as preferidas.
Nossa estão de parabéns vocês meninas, esta muito bem bolado o blog com varias noticias e pesquisa com grandes intereses perfeito
ResponderExcluir