domingo, 7 de junho de 2009

Radicais livres e a pele



90% do envelhecimento da pele são resultantes da exposição solar e não do envelhecimento cronológico. Para comprovar isso, basta ver na mesma pessoa diferentes áreas do corpo expostas e protegidas do sol - lombar e pescoço, por exemplo. A área exposta ao sol costuma ter os cinco sinais da pele prejudicada pelo sol. Os sinais incluem finas linhas e rugas, poros largos, manchas marrons, flacidez da pele e telangiectasias (aranhas vasculares). Os radicais livres danificam o colágeno e causam inflamação.
Átomos e moléculas são mais felizes quando não estão carregados - nem carga positiva, nem negativa. Um radical livre é uma molécula que tem uma carga negativa que não está ligada a nada. Radicais Livres são criados freqüentemente em organismos que respiram oxigênio e de fato é um resultado natural de ser um organismo que respira oxigênio.
Nosso corpo tem defesas naturais contra esses radicais livres. Por exemplo, criamos Superóxido-desmutase (SDM´s) que são um caminho pelo qual o organismo protege a si mesmo. Nosso corpo tem outros sistemas para desintoxicar radicais livres e outros químicos tóxicos. Mas em realidade, quanto mais tempo ficamos no sol, mais danificamos nosso sistema de defesa corporal. Ao redor de 30 ou 35 anos nossos “escudos de defesa” estão mais fracos. O sol não estará mais danificando nossas defesas e sim nossa pele diretamente.
Muitas das pioras da qualidade da pele acontecem em poucos anos – reflexo da danificação dos sistemas de reparos e dos ataques diretos à pele feitos pela radiação solar.

http://clinicaverri.blogspot.com/2008/07/radicais-livres-e-pele.html
Postado por: Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário