sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nosso Projeto



O grupo tem como objetivo, através da apresentação do seminário e construção de um blog, abordar a temática dos Radicais Livres, desde suas vantagens até os problemas causados pela falta e excesso destes.
Os radicais livres são fragmentos de moléculas ou átomos altamente reativos advindos como subprodutos do nosso próprio metabolismo como também de fatores exógenos (poluição, dieta, pesticidas, etc.). E entender como eles atuam no nosso organismo é de suma importância para compreensão de processos como o do envelhecimento, de doenças, mas entender também que os radicais livres nas concentrações certas são necessários para o nosso organismo.
Uma das importâncias dos radicais livres é sua atuação no sistema imunológico. Invasores estrangeiros ou tecidos danificados estão marcados com os radicais livres pelo sistema imunológico. Assim, permite-se a determinação de quais tecidos têm que ser retirados do corpo. Por causa disso, alguns questionam a necessidade de suplementação antioxidante, já que, então, esta suplementação antioxidante poderia diminuir a eficácia do sistema imunológico.
Um dos principais mecanismos do envelhecimento é devido à produção de radicais de oxigênio, o mais comumente encontrado, que ocorre principalmente dentro da mitocôndria da célula. Dentro da mitocôndria ocorre a cadeia transportadora de elétrons. Nesse mecanismo, elétrons são passados entre moléculas diferentes de modo a produzir energia química. O oxigênio ocupa a posição final neste processo; porém, ocasionalmente, o elétron pode passar incorretamente interagindo com o oxigênio, de tal maneira a transformá-lo num radical. Este radical atua principalmente no DNA mitocondrial. O DNAmt é responsável pelo “comando central” da célula , bem como da mitocôndria. Os radicais causam microdanos no DNAmt, mas nem sempre os danos são facilmente corrigidos; acumulando assim, prejuízos ao longo do tempo, desligando as mitocôndrias, causando a morte de células; envelhecendo o organismo.
Além do envelhecimento podemos relacionar outros eventos ligados com a espécie reativa do oxigênio, como: mutações, câncer, aterosclerose, lesões nos pulmões e retinas, pós-isquemia e reperfusão de cérebro, coração, pele..., síndrome demencial, disfunção renal pós-transplante, artrite rematóide, doenças auto-imunes, toxidade decorrente de exposição à xenobióticos.
Em contra partida possuímos um sistema de defesa antioxidante. Em sistemas aeróbicos, é essencial o equilíbrio entre agentes oxido - redutores e o sistema de defesa antioxidante. Este sistema pode atuar de duas maneiras, uma delas é atuar como detoxificadora do agente antes que ele cause lesão (ex. GSH, SOD, catalase, GSH-Px...). E a outra linha de defesa tem a função de reparar a lesão ocorrida, sendo constuída pelo ácido ascórbico, pela glutationa - redutase e pela GSH-Px. Com exceção da vitamina E, que é um antioxidante estrutural da membrana, a maior parte dos agentes antioxidantes está no meio intracelular.
Outro elemento a entrar na jogada é o ferro. Tem sido sugerido que íons inorgânicos não-ligados podem promover a formação de radicais de oxigênio reativos. A conseqüência dessa formação aumentada de radicais de oxigênio favorece a oxidação de LDL.
E ressaltar a importância de uma alimentação saudável para que o corpo se supra de todos os elementos necessários para a manutenção da homeostase e que processos oxidativos exacerbados sejam postergados. Bem como a qualidade de vida interferindo diretamente nos nossos processos metabólicos.
Postado por: Jéssica, Nathália, Patrícia, Renata e Talitha.

5 comentários:

  1. Adoreii o blog.
    bem informativo e criativo.

    Boa sorte a vocês !

    By Kamylla Stephanie

    ResponderExcluir
  2. OIIIIIIIII... AMEI O SITE TA DE PARABENS!!!

    CARLYNHA

    ResponderExcluir
  3. Bom tenho certeza que a cada dia vocês estarão melhorando mais este blog, mas ele esta muito bom e com topicos bem bolados parabéns para todas as integrantes.

    ResponderExcluir
  4. Como faço para referenciar o Blog?

    Muito Bom!!

    ResponderExcluir
  5. Olás, Meu nome é Alice, sou nutricionista em São Paulo, desejo muito entrar em contato com esse grupo para novas trocas de informações sobre Radicais Livres e Stress Oxidativo, esse grupo ainda persiste?

    ResponderExcluir