quinta-feira, 2 de julho de 2009

Anemia Ferropriva



Anemia ferropriva é caracterizada pela baixa quantidade de ferro no organismo. Seja porque a ingestão de ferro é insuficiente ou porque o corpo não consegue absorver o ferro ingerido. Além da anema ferropriva a deficiẽncia de fero pode causar alterações cognitivas.
A deficiência de ferro é observada com mais frequêcia em mulheres na pré-menopausa e em homens com sangramento no tracto gastrintestinal. A anemia ferropriva é detectada com maior frequência em crianças entre 6 e 12 meses e os pré-termos ou com baixo peso ao nascer , gestantes, mulheres em idade fértil e adolescente.
Existe uma diferença entre deficiência de ferro e anemia ferropriva. A deficiência de ferro é quando os níveis dos estoques de ferro se reduzem, é uma situação subclínica. A anemia ferropriva é quando a quantidade total de ferro coporal se reduz até a exaustão de suas reservas, a anemia é definida como uma patologia.
Há também uma situação contária a deficiência de ferro que é o excesso de ferro no organismo. Infartos do miocárdio estão relacionados a altos níveis de ferro. Além do que, o excesso de ferro pode romover a formação de Radicais Livres, através da reação de Fenton.



Modelo hierárquico dos fatores determinantes da anemia.

Fontes: www.webartigos.com/articles/8537/1/anemia-ferropriva/pagina1.html
Tirapegui, Julio. Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais. São paulo: Atheneu, 2006.

Postado por: Renata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário