terça-feira, 23 de junho de 2009

Ação antioxidante do ácido caféico



As Espécies Reativas de Oxigênio - EROs, dentre as quais se incluem os radicais hidroxil e superóxido, têm participação crucial nas reações bioquímicas de dano oxidativo à sistemas fisiológicos. A formação destas espécies reativas depende em grande escala da presença de íons metálicos, em especial íons do elemento químico ferro. Desta forma, a caracterização de novas substâncias capazes de inibir a formação de EROs ou mesmo minimizar as reações de dano oxidativo é de relevante interesse bioquímico.
O presente trabalho se propõe a estudar duas substâncias com potencial antioxidante, o polifenol ácido caféico (AC)– e a piridoxal isonicotinoil hidrazona – (PIH). Demonstramos que o mecanismode ação da PIH se deve à sua capacidade formar um complexo estávelcom íons Fe(III), o qual seria menos suscetível a participar de reaçõesgeradoras de radicais hidroxil. A PIH foi capaz de inibir a oxidação doascorbato, a formação do radical ascorbil (medido por RPE), e adegradação oxidativa da deoxiribose (2-DR). Esta inibição é dependentedas concentrações de Fe(III), da natureza do quelante ao qual o Fe(III)está previamente complexado e do tempo de pre-incubação da PIH com ocomplexo Fe(III)-quelante.
Com relação ao ácido caféico, este polifenol semostrou capaz de eficientemente inibir a formação de radicais hidroxil apartir de íons Fe(II) e peróxido de hidrogênio, e o consequente danooxidativo à 2-DR. Verificou-se que esta inibição é dependente do pH domeio reacional e da temperatura de incubação da reação.
Propõem-se que a ação antioxidante do AC está relacionada à habilidade destepolifenol em quelar íons Fe(II), tendo sido observada a formação de umcomplexo com íons ferrosos através do sítio catecol do AC. Curiosamenteincubando-se o meio reacional a 98ºC, foi verificado um efeito próoxidantedo AC, sendo este efeito correlacionado à interações destecomposto com íons ferro.
Postado por: Patrícia.

4 comentários:

  1. legal voces colocarem a tese de um outro aluno meu !

    ResponderExcluir
  2. por isso gosto de café Parabéns! otimo trabalho! Juna

    ResponderExcluir
  3. poxa muito bom gostei muito do trabalho de vocês

    ResponderExcluir
  4. parabéns... Um ótimoo trabalhoo.... Mell

    ResponderExcluir