quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ferro



O ferro é, em sua maior parte, utilizado na síntese de hemoglobina (pigmento vermelho do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo) e também participa da formação da mioglobina (substância presente nos musculos e portadora de oxigênio). O ferro participa ainda de processos relacionados com a produção de energia, como parte de sistemas enzimáticos e tem ação no sisema imunológico e no sistema nervoso central.
O ferro deve estar presente na alimentação diária do ser humano. Após a ingestão, o ferro é absorvido no intestino delgado, sendo transferido no sangue ( ligado a transferina ) e armazenado neste e na medla óssea na forma de ferritina para ser utilizado pelo organismo conforme a neessidade. Quando há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão de suas reservas e o fornecimento de ferro é insuficiente para suprir as necessidades do organismo tem-se a Anemia Ferropriva.
As principais causas são: ingestão insuficiente de alimentos fonte de ferro, insuficiente absorção de ferro ingerido devido à probleas alimentares, momentos biológicos como gravidez e crescimento, enfermidades ( tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrintetinais, dentre outras ).
As fases da anemia são as seguintes:
* A deficiência de ferro: quando não há ingestão suficiente de ferro;
* Depleção das reservas corporais de ferro: utilização do ferroarmazenado para produção de hemoglobina, embora observa-se diminuição da concentração de ferro sérica;
* Eritropoiese: ocorre redução da saturação da transferrina pela diminuição da quantidade de ferro na circulação;
* Anemia ferropriva: é quando as reservas corporais de ferro são insuficientes para suprir os tecidos, a formação da hemoglobina e dos globulos vermelhos. A taxa de hemoglobina está abaixo do limite inferior da normalidade.
Diferenças entre ferro heme e não-heme:
O fero heme é solúvel nas condições do intestino delgado, sendo facilmente absorvido pela mucosa intestinal sem a interferência de fatores químicos e alimentares. Por essa razão é altamente absorvido. É encontrado por exemplo em: fígado bovino, ostras, peito de peru e atum enlatado.
O ferro não -heme é absorvido em menor quantidade que o ferro heme, e varia substancialmente em função da presença de fatores químicos e alimentos, é o caso das vitaminas C e A, que facilitam sua absorão. É encontrado por exemplo em: feijão, espinafre, ovo e maçã.
Terapia quelante
A terpia quelante é a introdução de origem natural ou sintética em produtos químicos organicos do corpo humano, a fim de facilitar as reações químicas, o que conduzirá à descarga de metais tóxicos a partir do corpo e da reorganização dos metas essenciais no organismo para a promoçao da vida de reações químicas.
Quelar: formar complexos de metais nos quais o átomo de metal é envolvido pelo quelador, ormando uma estrutura anelar.
Bibliografia:
www.partes.com.br/noticia.asp?id=531
http://gratisblogs.net/cancer/terapeutica-quelante-e-comprovada-para-prevenir-e-tratar-doencas-cardiacas-e-cortinas-cancros/
www.webartigos.com/articles/8537/1/anemia-ferropriva/pagina1.html
www.nutritotal.com.br
www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g54_ferro/ferro_na_alimentacao.htm
Tirapegui, Julio. Nutrição fundamentos e aspectos atuais. São Paulo : Atheneu, 2006.

Postado por: Renata.

2 comentários:

  1. Muito interessante! Dá uma visão geral sobre ferro e anemia. Gostei pois me ensinou coisas novas. Eu não sabia sobre essa relação do ferro e os radicais livres! E nunca tinha ouvido falar em terapia quelante. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. ótimo material!!
    PARABENS

    ResponderExcluir